CONTRA-QUEBRANTO

CONTRA-QUEBRANTO é um projeto idealizado pelo artista visual Lucas Cardoso @lucas___cardoso, construído em comunhão com as artistas visuais Nayô @nayo.arte e Larissa Santana @larissarsantana e com produção de Pedro Krull @krullpedro.

Em 2021, acompanhei duas diárias de intervenções na cidade de Maceió, no bairro Bebedouro (um dos cinco bairros afetados pelo crime ambiental provocado pela Braskem), e fiz a cobertura fotográfica de dois painéis. O primeiro precisou ser interrompido por recomendação da defesa civil que realiza rondas pelos bairros destruídos, porque a construção estava em risco de desabamento. Nós seguimos a recomendação e fomos à procura de um outro lugar. Ao meu ver, o local encontrado se tornou ainda mais simbólico.

 

Pra mim, é sempre uma alegria registrar o processo de criação de outros artistas. Aqui, uma seleção com algumas das muitas fotos que eu tanto gostei.

 

Quebranto
(que•bran•to)
Sm

1. OCULT Suposto estado mórbido que se diz produzido pelo mau-olhado de certas pessoas, nas crianças, nos animais, nas plantas e até nos alimentos; mau-olhado: “Seu pai era curandeiro e plantava ervas milagrosas no quintal e fazia garrafadas e benzia as crianças da cidade pra tirar quebranto” (Z2).

2. POR EXT Estado de grande abatimento, desânimo ou fadiga.

O corpo de Maceió definha: tem quebranto!

As primeiras rachaduras denunciaram o desterro que estaria por vir, 5 bairros permanecem doentes. As dores e feridas são visíveis e invisíveis aos nossos olhos – cada casa é uma dor. Centenas de famílias continuam perdendo seus lares; centenas de rituais de despedida; centenas de histórias afetadas. Ruas, casas e apartamentos continuam sendo esvaziados e a natureza invade estas novas ruínas como quem quer dar um recado, uma denúncia.

O projeto contra-quebranto tem apoio financeiro do Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura (@secultal), via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Texto: Dicionário Michaelis • Lucas Cardoso

via @contra.quebranto

LARISSA . LUCAS . NAYÔ

CORES QUE NASCEM DA TERRA

as tintas utilizadas nos murais foram feitas por Lucas Cardoso com o solo colorido disponível e abundante na natureza

O Contra-quebranto nasce de um lampejo: a cidade de Maceió é um organismo vivo, corpo-espírito; e sobre sua cabeça sobrevoam as más intenções de quem a explora de forma irresponsável.
Lucas Cardoso

Leave a Reply